quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Tema de casa - Oficina Pão - SESI Araucária


Tema de casa para os alunos da Oficina Pão do SESI Araucária.
Deixe seu comentário neste Post...sobre: qual sua opinião a respeito dos experimentos com fermento químico e biológico, o que você tem a comentar sobre os experimentos com fermento?

5 comentários:

  1. Comentário de Luiz Felipe Botoski
    Of:Pão
    SESI: Araucária
    Equipe: Ovo
    A produção do gás no Fermento Químico, foi instantâneo, quando entro em contato com a umidade e o calor da água, mas em compensação o tempo de duração de emissão de gás foi menor do que o do Biológico, enchendo depressa a bexiga, e também murchando mais rápido.
    A produção de gás carbônico no Fermento Biológico, demorou mais, porque teria que dar o tempo das leveduras que constituem os Fermentos Biológicos , se alimentarem da glicose presente na garrafa, pôde se observar que no início as leveduras sugaram todo o oxigênio para a depois liberarem o gás carbônico, o que durou muito mais tempo que o Fermento Químico.
    O Fermento só age nos tubos onde tem açúcar e desenvolve-se mais rápido no tubo onde há a água morna.

    ResponderExcluir
  2. Equipe: Nuttella
    O Fermento Químico tem uma potência momentãnea para liberar o CO2, porém fez com que a bexiga murchasse mais rapidamente, já o biológico demora um pouco mais de tempo para liberar o CO2, porém é mais duradouro, as leveduras se alimentam do açucar juntamente com a água morna e causa a liberação de CO2.

    ResponderExcluir
  3. Comentário de : Suelen Cavalcante dos Santos
    Of: Pão (é claro.. shuahsuahsuah)
    Equipe: Skylumino

    O Fermento biológico tem um processo lento de fermentação, ou seja, demora muito mais para liberar CO2. Pois seus “ingredientes” são leveduras, que não agem tão rapidamente e não podem receber água em temperaturas muito elevadas, pois são seres vivos, que, para poder ter efeito, precisam de açúcar, que é como se fosse o seu “alimento”(reagente).
    Já o Fermento Químico, tem efeito quase que instantâneo, pode colocar água quente, que não haverá problema, pois em sua composição não tem nenhum ser vivo.

    ResponderExcluir
  4. of: pão FRG
    Equipe: nikuman

    o fermento biologico por ser um fermento vivo é mais lento e nessecita de um ambiente agrdavel para ele comer os acucares.
    já o quimico é mais rapido, em liberar o co³ mas nessecita de calor para isso acontecer.

    ResponderExcluir
  5. O fermento químico é composto de várias substancias. O processo de crescimento ocorre devido a reação química de decomposição, ou seja, se você colocar F.Q. em um tubo de ensaio com água quente ele será instantaneo no ato de liberar CO2 fazendo com que o pão cresça.
    Já o Fermento biologico é um microorganismo vivo, chamado levedura. Essas levedura precisam de glicose (açúcar) para poderem liberar o CO2 e fazer com que o pão ( no caso ) cresça.Ele tem o meno efeito do F.Q. porém mais demorado o seu processo.Não devemos esquecer que para esses microorganismos liberarem a substancia ñ se pode colocar aqua quente se não matam eles!!!kkkk


    Oficina: Pão
    Aluna: Luany
    Equipe: Skylumino

    ResponderExcluir